Promova a Sua Presença Social

A pensar como aumentar o alcance do Instagram em 2020?


Você não está sozinho(a)!


O Instagram pode ser um canal de marketing visual altamente atraente para a sua marca e uma oportunidade de construir uma audiência leal que cresce com o seu negócio.

De facto, mais de 500 milhões de utilizadores Instagram navegam diariamente nesta plataforma social, tornando-a o lar de algumas das audiências mais empenhadas à sua volta.

Com um algoritmo ultra inteligente e toneladas de marcas criativas a competir pela atenção das pessoas, é mais difícil do que nunca aumentar o envolvimento do Instagram.

Mas como em qualquer rede social, existem formas certas e erradas de utilizar o seu perfil, bem como formas inteligentes.

Neste post, vamos mostrar-lhe como aumentar o envolvimento do seu perfil Instagram, com um seguimento massivo ao longo do tempo, com fãs reais, não falsos seguidores inativos.


Como conseguir mais seguidores no Instagram ?


Veja agora 8 tácticas que o(a) ajudarão a ganhar mais seguidores:

1. Use as Hashtags Corretas

Existem toneladas de aplicações que identificam as hashtags mais importantes do Instagram a cada momento.

O problema é que nem sempre se aplicam aos seus produtos, conteúdos ou marca.

Hashtags populares irão trazer novos seguidores e gostos ao seu perfil. No entanto, não conduzirão a um maior envolvimento a longo prazo, novos seguidores interessados, ou, mais importante, a vendas.

Se quer utilizar corretamente as hashtags nas suas fotos, terá de encontrar as mais relevantes. Isto significa fazer a pesquisa apropriada para se certificar de que está a usar as que não só descrevem a sua marca, mas também que estão a ser procuradas no Instagram.

Para encontrar hashtags relevantes, poderá utilizar ferramentas online gratuitas (Later, Hoper e webstagram são apenas alguns exemplos).

Se tem vindo a publicar no Instagram há algum tempo e sente que perdeu a oportunidade de construir o seu público usando hashtags, não se preocupe. Ainda pode voltar atrás e publicar um comentário com as novas hashtags e ver os gostos e seguidores aparecerem.

Não se esqueça de utilizar também hashtags nas suas Histórias para ter a oportunidade de o seu perfil ser visto pelos utilizadores que seguem uma hashtag específica. Pode usar stickers hashtag (que podem ser encontrados no menu Instagram Stickers ao criar uma história) ou directamente na legenda para ter a oportunidade de ser apresentado(a) numa história hashtag.


2. Publicar na altura certa

Para além de adicionar os hashtags apropriados para obter mais seguidores, deve também considerar o timing das suas postagens.

Uma abordagem orientada envolve analisar o que funcionou e o que não funcionou para si no passado.

Publique os seus posts tendo em conta o fuso horário em que se encontra a maioria dos seus seguidores. Porquê? Quanto mais envolvimento tiver o seu conteúdo imediatamente a seguir à publicação, a mais pessoas o Instagram a mostrará.

Certifique-se de que tem uma conta de negócios Instagram

• Abra o menu de aplicações Instagram

• Vá a "Insights"

• Vá a "Audiência" e veja quais são os principais locais de audiência.

Utilize uma aplicação online gratuita para calcular o melhor momento para publicar no Instagram para si e para o seu público, com base na actividade dos seus seguidores e no desempenho das suas publicações.


3. Vá atrás dos seguidores dos seus concorrentes

Uma das melhores formas de encontrar e atrair um novo seguidor é procurar as contas dos seus concorrentes mais próximos e envolver-se com o seu público. Estas pessoas já demonstraram algum nível de interesse nos seus produtos, simplesmente seguindo os seus concorrentes.

Então, como é que rouba efectivamente os seguidores dos seus concorrentes? Envolvendo-se com eles.

Há várias formas de se envolver com os utilizadores do Instagram, e quanto mais trabalho desenvolver nisto, repetindo o envolvimento, mais seguidores irá obter.

Os três tipos de engajamento no Instagram são:

- Seguir um utilizador

-Gostar de uma Foto

- Comentar uma publicação

Não tenha medo de usar um ou dois emoji para acrescentar alguma personalidade ao seu texto.

Fizemos um teste informal com uma das nossas contas comerciais para ver como os seguidores dos nossos concorrentes reagiriam aos avanços do nosso marketing.

Dirigimo-nos aos seguidores de um concorrente próximo, local. Como sabemos que muitos dos seus seguidores seriam locais, adicionámos a nossa cidade ao perfil para criar um maior sentido de familiaridade entre a nossa marca e as pessoas visadas.

Começámos simplesmente por seguir 100 dos seguidores do nosso concorrente. Mais tarde, seguimos outros 100, aproveitando para gostar de uma das fotos em cada conta. Finalmente, seguimos um terceiro grupo de 100 e gostámos de publicações, assim como comentámos uma foto de cada conta.

Estes são os resultados:

- Seguidores: 14% tornaram-se nossos seguidores.

- Dos que seguimos e gostámos: 21% passaram a seguir-nos.

- Dos que seguimos, gostámos e comentámos: 36% fizeram-se nossos seguidores.

Existem obviamente muitas variáveis e este teste não é absolutamente rigoroso, contudo os seus resultados são claros: quanto mais interação desenvolver com as pessoas que seguem a sua página Instagram, mais envolvimento alcançará.


4. Invista em publicações patrocinadas e revisões de produtos

Isto claramente fala por si!


5. Use geotags para aumentar a descoberta local

Além de hashtags, também pode tornar os seus posts e Histórias descobertos marcando a sua localização - seja a cidade onde se encontra ou o local onde a foto ou vídeo foi tirado.

Os locais não só têm o seu próprio feed Instagram mas também a sua própria história, bem como hashtags para as quais pode contribuir quando utilizar um sticker de localização nas suas próprias Histórias.

As empresas locais podem obter um maior valor de tags de localização, afixando regularmente nesses feeds e também participando em posts de potenciais clientes que se encontrem fisicamente nas proximidades.


6. Organize os seus Stories em Destaques

Sempre que um potencial seguidor visitar o seu perfil empresarial, você terá um curto espaço de tempo para o convencer a segui-lo.

Uma forma de o fazer é utilizar os Destaques no seu perfil para organizar as suas Histórias Instagram de uma forma que comunique o que é a sua conta.

Uma vez que as Histórias têm uma duração de 24 horas, os Destaques podem ser usados para lhes dar uma segunda vida e atrair outros a segui-lo para que não percam mais Histórias no futuro.

Use os destaques nas Histórias para aumentar o número de seguidores:

- Criando apresentações que mostrem o que é a sua conta

- Organizando as suas Histórias em temas (como os países que visitou, para contas de viagens)

- Explicando os seus produtos através de imagens e vídeos

- Promovendo os seus produtos através de links de deslize (precisa de pelo menos 10K seguidores e uma conta business para o fazer)


7. Seja consistente

A maioria dos seus seguidores não o seguirão pelo que publicou no passado, mas pela promessa do que publicará no futuro.

O seu público quer saber o que vai receber se carregar no botão Seguir.

Ter um feed com um tema e um calendário de publicação consistentes pode ter tanto impacto no crescimento de seguidores como muitas das outras estratégias de crescimento aqui mencionadas.

Mesmo um padrão simples pode atrair novos seguidores, desde que seja comunicado à primeira vista a qualquer pessoa que visite o seu perfil.

Considere a bio do seu Instagram e os seus últimos nove posts como a sua primeira impressão no Instagram. Será que comunicam efectivamente algum grau de consistência através da personalidade, filtros, cores, ou layout? Será que o link clicável envia pessoas para a mesma página inicial todas as semanas? Ou também está a ligar a conteúdos divertidos e excitantes?

O layout da sua grelha é uma forma muitas vezes subestimada de obter criatividade com a estética do seu feed, ao mesmo tempo que acrescenta um ritmo à sua estratégia editorial e dá-lhe uma consistência que vale a pena seguir.

Há relatos de utilizadores que, adoptando esta abordagem, são muitas vezes capazes de gastar menos esforço na criação de conteúdos, concentrando-se na conversão dos visitantes em seguidores, na produção de gráficos, texto ou outros conteúdos com uma rotação mais rápida, e na racionalização da produção global dos seus conteúdos.

Pode utilizar uma ferramenta como o "Later" para facilmente planear e programar o aspecto e layout do seu feed.


8. Utilização de filtros

É realmente aqui que podemos ajudá-lo!


A comunidade Instagram responde a certos filtros fotográficos de forma mais favorável do que outros.

A utilização destes filtros pode ter um impacto no seu compromisso.

Aqui estão os actuais 10 filtros mais populares no Instagram, de acordo com o Iconosquare:

1. Normal (Sem filtro)

2. Clarendon

3. Juno

4. Marca

5. Ludwig

6. Gingham

7. Valência

8. X-Pro II

9. Lo-fi

10. Amaro

Devemos concluir que a maioria gosta muito mais das fotografias sem qualquer tipo de filtro? Sim. E sem qualquer tipo de edição? Não!

Nós realmente achamos que as pessoas privilegiam uma maior naturalidade das fotografias à aplicação de um qualquer filtro standard, até porque isto faz com que o aspecto do seu feed seja igual a toneladas de outros que competem consigo.

Não faça nenhum tipo de confusão. Tenha presente que sem um conteúdo adequado e interessante nas fotografias, nenhuma das táticas analisadas até agora dará resultado. Este é o primeiro aspecto que terá sempre que resolver.

A seguir você precisa garantir uma edição profissional e cuidada, texturas de pele naturais (a maioria das apps simplesmente apaga as texturas de pele), um tipo de colorgrade adequado ao seu conteúdo e que o distinga da concorrência, tudo isto fará o grande resto de diferença relativamente aos seus competidores.

Porque acreditamos que deve preservar toda a sua energia na procura incessante de conteúdo excitante e atrativo, porque sabemos que é nisso que os seus esforços devem ser gastos até porque é você o profissional na sua área, também sabemos claramente que não deve desperdiçar o seu tempo na edição das imagens e vídeos, devendo deixar essa tarefa para profissionais da área.


Os nossos serviços

Como poderemos ajudá-lo? É simples!

Somos um estúdio criativo de produção e edição de fotografia e de vídeo. Temos profissionais que dedicam o seu tempo à edição de imagem e vídeo, sessões fotográficas, produções de vídeo, fotografia de produto, entre outras áreas multimédia.

Apenas lhe propomos que nos envie as fotografias e vídeos que você mesmo(a) produziu. Ficará a nosso cargo a edição e produção do resultado final, que lhe será dado a conhecer numa galeria privada do nosso site.

É muito simples, apenas terá que fazer o download do que gostar e garantimos-lhe uma publicação profissional e exclusiva.

Não confie o seu sucesso aos filtros do Instagram!


Está pronto para fixar o procedimento completo? Então cá vai!

1. Envia-nos o material original (fotografia ou vídeo), sempre originais com a maior resolução possível. Este envio será feito por e-mail para retouch@camaraescura.com, em conjunto com a indicação clara do que gostaria de ver no resultado final (não poupe nos detalhes). Deve incluir a escolha do pacote de edição.

2. Com base numa avaliação profissional do material remetido e das suas especificações, enviamos uma resposta. É importante relembrar que você não paga absolutamente NADA por isto.

3. Se a resposta for positiva, editaremos de acordo com as suas instruções e com o nosso profissionalismo, de forma completamente gratuita. Iremos muito provavelmente propor-lhe duas ou três versões para nos ajustarmos mutuamente. Enviaremos um link da galeria a visitar, que será segura, privada e apenas sua.

4. Você só tem que fazer o download do que gostar e por esse download você paga o custo do pacote escolhido, e postar, de acordo com todo o conjunto de taticas que enunciámos.

5. Se quizer incluir a hashtag #ceprimeedition, ficaremos agradecidos!


Se não fizer nenhum download, não terá quaisquer custos!


Dito isto, acha que deve esperar? Nós sabemos que não ;)


Consulte aqui a informação sobre os pacotes disponíveis:


Untitled photo

Pode ver alguns exemplos dos nossos métodos de edição AQUI.


Não queremos maçá-lo com detalhes técnicos, mas achamos importante que saiba isto!

a) Não aplicamos filtros pré-feitos ou qualquer outro tipo de edição deste género, como presets por exemplo (a não ser os nossos, quando aplicável);

b) Não trabalhamos com uma técnica conhecida por separação de frequência. Os resultados são quase sempre artificiais e desagradáveis em texturas de pele;

c) Cada fotografia ou vídeo é trabalhada individualmente, tratando-se de produto exclusivo.

    É assim que o vemos, sempre!

Gostaríamos de manter esta oferta para sempre, mas honestamente não sabemos quanto tempo a poderemos aguentar!

Quanto a si, se ainda aí estiver, vá buscar o material e envie! O blog já acabou!

Até ao próximo blogue, fique bem!

A equipa do camaraescura


  • No Comments
Powered by SmugMug Owner Log In